Adeus

Era sábado de manhã e eu mal tinha acordado quando fui ler meus emails. Uma mensagem me deu um frio no estômago na hora que a vi. Era uma mensagem esperada, mas que eu torcia para não chegar. Depois de um ano e meio lutando contra um câncer no cérebro, minha querida amiga tinha partido. Seu marido narrava a notícia com a resignação de um homem que havia aprendido a esperar pelo fim.

Lembrei-me das nossas conversas por email. Eu tinha prometido uma visita no ano que vem, como se a vida durasse para sempre. Ela com sua habitual doçura me respondeu que esperava viver para vir ao meu casamento e enfim conhecer o Brasil. Ora, é claro que iria viver, respondi num misto de esperança e de ingenuidade, de quem aos 25 anos prefere ignorar o que lhe foge do controle.

Ela já não podia ignorar. O que lhe fugia do controle era sua própria vida, sua saúde, seus movimentos, sua poesia, sua música. Mas enquanto encarava a morte minha amiga escolheu confiar. Confiar na certeza de que o que lhe fugia do controle não pertencia a ela, mas a seu Pai. Ela em uma das suas últimas mensagem afirmou que não era fácil confiar, e descansar no amor de Deus, mas era necessário.

Antes que eu pudesse perguntar o porquê, ou ainda tentar inventar uma justificativa simplista, lembrei da confiança da minha amiga. E lembrei que confiar implica muitas vezes não entender os motivos. Confiar implica ter o coração como o de Jó, que após perder tudo que tinha afirmou:

« […] o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR. » Jó 1:21b

Hoje seu amigos vão se reunir na cidade onde ela morava nos Estados Unidos para celebrar a sua vida. Eu, de longe, celebro sua vida com uma música que eu adorava ouvir minha amiga cantar ao piano.

Cet article a été publié dans L'Eternel, Saudades. Ajoutez ce permalien à vos favoris.

Un commentaire pour Adeus

  1. Nane dit :

    Que post bonito, Pri! A Lorelei vai continuar sendo um exemplo para muita gente em muitos aspectos. Eu sempre lembro de ela cantando « Mercy, mercy Lord »…

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion / Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion / Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion / Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion / Changer )

Connexion à %s