L’office de tourisme

A França é um pais anti-capitalista. Eh isso que diz o namorado toda vez que vem aqui. Eles não se importam muito em ganhar dinheiro, e o trabalho é apenas uma desculpa para você poder tirar férias.

Você percebe isso quando o garçom decide que não quer te atender no restaurante porque ele soh tem mesa de dois e vocês estão em três. Quando você é expulso de um café logo na porta de entrada porque eles vão fechar em 15 minutos. Ou ainda quando a atendente da loja garante que você perceba que sua presença lah estah dando um trabalho enorme para ela, e ela prefereria que você nunca tivesse entrado, mesmo ela ganhando comissão.

Esses dias tive mais uma experiência desse anti-capitalismo francês, que eu por mais que tente, não consigo me adaptar.

Estava planejando uma viagem com a minha distinta mãe que chega amanhã (mais detalhes sobre isso depois) e entrei no site do escritorio de TURISMO da pequenina cidade para fechar um pacote de viagem. Fiquei surpresa com a eficiência do site, você preenchia um formulariozinho e jah vinha todos os dados, preços, excusões inclusas. Parecia algo bem organizado e bonitinho.

Fui lah e fiz uma « reserva online », o que não quer dizer nada pelo que eu vi.  Duas semanas depois eu recebo uma resposta no meu email: Não temos hotel 3* nessas datas. Ao que eu respondo em menos de 5 minutos (porque sim, eu levo meus emails a sério): Tudo bem, eu tinha pedido para ficar num B&B e não num hotel 3*.

Em torno de uma semana depois eu recebo o peculiar email da moça: Não, a senhora tinha pedido hotel 3*, mas se quer mudar eu posso ver se temos vaga no B&B para essa data. O detalhe que eu deixei passar para não discutir com a mocinha, mas vou enfatizar: Esse email era a resposta da minha « reserva online » e dizia na parte acomodação requerida: hospedagem em B&B. Bom, enfim, eu respondi, sim pode mudar para B&B então, nas mesmas datas.

Dois dias depois, eu, suspeitando que levaria entre uma e duas semanas para receber outra resposta do tipo: « Não temos vagas nessas datas, a senhora gostaria de mudar as data? », decidi ligar para o escritorio do lugar. Liguei e pedi para falar com a mocinha, que soh faz isso, o dia todo. Me entendi com ela, expliquei o que queria, ela confirmou minha vaga no B&B e disse: Vou estar enviando para a senhora o contrato de reserva por email.

Eu aguardei, uma, duas, três, quatro semanas e nada. Eu cheguei a conclusão que a mocinha tinha esquecido, que o lugar era picareta e que eu não devia ir por essa agência. Utilizando toda a minha capacidade de pesquisa, consegui montar um pacote igualzinho para mim e para a D. Isildinha e ainda saiu mais barato, fiquei feliz da vida. Comprei as passagens de trem e tudo mais.

Na semana 5, uma semana antes da data que eu havia programado para viajar eu recebo o tal contrato de reserva da « simpatica mocinha » do escritorio de turismo, me dizendo que como estava em cima da hora eu tinha que fazer o deposito do valor total da viagem. Eu pensei em responder, eu até comecei um email bem mal educado, mas dai eu respirei fundo, pensei melhor, e achei que eu podia esperar umas boas duas semanas para responder o email da moça.

Foi que três dias depois ela me ligou, na segunda-feira da semana da viagem para confirmar a minha ida e pedir para eu fazer o deposito. Eu gentilmente expliquei que eu estava planejando a viagem faz dois meses, que ela levou mais de um mês para enviar o contrato e que eu reservei um outro hotel, jah que não tive noticias dela.

Pois ela ficou indignada e criticou minha falta de paciência. Disse que ia cancelar tudo e que EU tinha disperdiçado o tempo dela. Fala sério né?

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