La choco-suisse

A choco-suisse não tem nada a ver com a Suiça, e até onde eu sei, nem com o chocolate de lá. Mas ela é uma verdadeira instituição da Sciences Po.

Desconhecida dos marinheiros de primeira viagem ela fica na vitrine da cantina junto com os já famosos croissants e os não tão desconhecidos pain au chocolat e pain au raisan. Ao ver a choco-suisse você fica com água na boca, não tem jeito. O pãozinho bem douradinho de massa folhada recheado de creme e gotas de chocolate é maior que todas as outras patisseries e parece mais apetitoso também.

Você então inocentemente aponta para essa delícia e diz para a moça da cantina: Eu quero aquele ali. Ela olha para você com um olhar compreensivo (é a sua primeira vez!) mas firme: Você quer dizer a choco-suisse? E você afirma que sim, e repete a choco-suisse, para nunca mais errar o nome.

Então você paga a bagatela de 1 euro por aquela que vai ser sua companhia, muitas vezes acompanhada de um café, em muitas manhã e fins de tarde na Sciences Po. Logo você descobre que se chegar às 9h30 acabou de sair uma fornada quentinha, às 4h30 também e dá até um jeitinho de sair no meio da aula para pegar a sua, antes do rush dos intervalos.

Hoje, enquanto eu pegava a última choco-suisse da prateleira da cantina, quase 5h30, a moça me entregou como quem dá um prêmio a alguém e me segredou: Essa semana tivemos que fazer uma fornada extra todo dia e ainda não estavamos dando conta, todo mundo quer uma depois que volta de férias, você é uma menina de sorte de conseguir essa daqui.

E eu saí sorridente, com a minha choco-suisse de volta às aulas, e até deixei a dieta para lá por hoje.

Publicités
Cet article a été publié dans France, Gastronomie, Insolite. Ajoutez ce permalien à vos favoris.

Un commentaire pour La choco-suisse

  1. Selma dit :

    Ai, minha nossa, o que é isso Pri????
    E agora? Eu quero!!!!!!!
    Bjs e saudades

Répondre

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l'aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s