Les femmes et les soldes

collage3.jpgEsses dias, quase de férias, foram aprovaitados com as liquidações em Paris e com as amigas. Depois de uma quinta-feira com mais de 700 mulheres num « encontro soh para mulheres » de uma empresa parceira da Sciences-Po, uma sexta com as amigas da igreja para uma « sleep over party » e um sabado recheado de compras com a melhor amiga eu me sinto mais do que no direito de fazer elocubrações psico-filo-antropologicas à respeito da estranha relação das mulheres com compras, especialmente com promoções.

Eu as classificaria em 3 grupos bem distintos: a) as que adoram uma boa promoção e podem ficar horas procurando uma peça bem bonita e bem barata no meio da maior muvuca, b) as que tem pavor de muvuca mas sempre sentem remorso se não aproveitam a promoção e c) as que compram, compram mesmo, esteja em promoção ou não, barato ou caro, soh porque tinha um grande aviso de « Soldes » na porta.

Apesar das claras distinções nas motivações, e também nas estratégias de compra – as que sabem o que querem e as que soh querem pagar barato por qualquer coisa – dentro de uma loja as compradoras são todas iguais. Metem-se em grandes grupos a procurar peças debaixo de uma placa que diz « a partir de… », e onde tiver mais gente é para lah que elas vão pois provavelmente (mas nem sempre) é onde se encontram as melhores oportunidades. E a loja vira um grande campo de batalha, seguramos peças de cores que nunca usariamos, soh para nenhuma outra pegar porque são do nosso tamanho. Pegamos exatamente a peça que alguém acabou de soltar, como se fosse o que estivessemos procurando faz décadas, soh para despertar um certo olhar de inveja na compradora que abandonou a peça.

E todas vão triunfantes para o caixa, com suas compras, formando uma enorme fila de vencedoras.

Publicités
Cet article a été publié dans France. Ajoutez ce permalien à vos favoris.

Un commentaire pour Les femmes et les soldes

  1. isildinha dit :

    olá querida ,
    Ainda não tinha tido oportunidade de lhe dizer amei as fotos !!!
    Ficaram muito boas ,gostei do seu toque especial,fiz uma cópia para mim! Guardei na minha Bíblia assim estão sempre comigo!
    Te amo !!!!
    Mamãe
    PS: Valeu a pena seu presente de natal

Répondre

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l'aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s