L’incendie et autres choses

eiffel1pocket.jpgDuas semanas cheias. Trabalhos para fazer e seminarios para apresentar. Então um pequeno resumo dos sempre surpreendentes momentos que eu passo em Paris:

Momento #1 – O caso do alarme de incêndio

Pois é, como aconteceu com a Nane, o alarme de incêndio também disparou por aqui. Aparentemente era soh um teste. Eu digo aparentemente porque eu nem desci para ver e vos escrevo agora. Ah vai, eu estava de havaianas e blusinha regata e nem senti cheiro de fumaça.

Momento # 2 A fatidica saga dos papeis de deposito bancarios

Esses dias fui depositar cheque em uma outra agência e qual não foi minha surpresa quando me deparo com centenas, senão milhares, de papeis de deposito de cheque para serem preenchidos por qualquer um, assim, ao seu bel prazer. Aparentemente o sistema de papeis personalisados foi implantado soh em algumas agencias que aboliram os outros papeis. Agora me diz: O caixa do banco não podia ter mencionado isso, ao invés de ter me deixado com um titulo de crédito inutil na carteira por mais de 15 dias? Sim, pessoal, eu sou estrangeira, mas sei ir andando até outra agência. Também soh para compensar eu enchi a bolsa dos tais papeizinhos…

Momento #3 Para francês ver…

Por mais ilogico que pareça: eu preciso apresentar meu passaporte e assinar um papel para retirar uma caixa que chegou para mim pelo correio aqui na Fundação, para pegar o cheque da bolsa é soh chegar lah e falar meu nome.

Momento # 4 Coisas que ninguém gostaria de saber

Mas como eu soube, vou compartilhar com vocês. A francesa da minha sala, em alto em bom tom, enquanto comentavamos de problemas de locação: Ai, meu chuveiro quebrou faz 3 dias! Se não consertarem até o final de semana, eu vou ter que arrumar um lugar para tomar banho! – constrangimento geral, bom, pelo menos da parte dos estudantes latino americanos.

Momento #5 Festa de francês

Comida otima! Bebida otima! Animação…zero…Alguém ai jah tinha visto uma festa com o tempo de duração no convite? Eh isso ai, fui na festinha dos bolsista dos Conseil Régional de Île de France, algo como a prefeitura de Paris, e vinha lah escrito: « Por favor, não se atrase. A festa terah duração de 2 horas. » Ah…começava às 18horas.

Momento #6 Soh abro a boca quando eu tenho certeza

Sexta-feira, dia de sair com as meninas da igreja. Fomos na casa de um casal americano fazer cookies de natal e tradicionais « snowflakes » (flocos de neve) de papel. No meio da conversa uma delas vira e pergunta com a maior cara de espanto: Vocês nunca viram neve? Não tem neve no Brasil? A gente dah um desconto porque ela é boazinha e acima de tudo, estado unidense.

Momento #7 Filme em russo

Assisti dois filmes em francês no final de semana. O primeiro no cinema e o segundo no computador em casa. Como bem definiu o Tiago: « Estou soh prestando atenção nas cenas, parece que tah todo mundo falando em russo. » Aquelas cenas que todo mundo ri, eu ficava olhando com cara de ponto de interrogação: Humm, bom, entendi 3 de 10 palavras, quem sabe no proximo filme…

Publicités
Cet article a été publié dans France, Insolite. Ajoutez ce permalien à vos favoris.

Un commentaire pour L’incendie et autres choses

  1. Nane dit :

    Adorei esse post, Pri! Muito boa a história da menina que não toma banho…
    Bjs!

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s