Ma rentrée

Foi-se uma semana de aulas de verdade na Sciences Po. Depois de ter chegado com a maior cara de perdida no Institut d’études catholiques de Paris, aonde tive a minha primeira aula em razão de uma reforma em um dos prédios da faculdade e de ter entrado no meio de uma aula e saido 10 minutos depois percebendo que não era a matéria que eu fazia, acho que consegui, senão me adaptar, ao menos me achar por aqui.

Tirando a sala de aula, a lingua mais falada na Sciences Po é o inglês. Com mais de 30% do corpo discente composto por estrangeiros, as turmas tem composições das mais variadas e exatamente por isso, enriquecedoras. Entretanto, eu sou uma das poucas pessoas perdidas aqui, a maioria dos estrangeiro ja estudava na Sciences Po na gradução em Paris, ou no interior.  Com a obrigatoriedade de fazer o terceiro ano de faculdade no exterior a maioria deles tem um curriculo impressionante, o que é um tanto intimidador para quem fez um curso de 5 anos no mesmo pais.

Meu mestrado, em Management public international, tem mais uma brasileira de Brasilia e uma argentina, que estudou ano passado no Rio de Janeiro, e fica praticando o potuguês dela comigo. Além disso 3 alemães, 2 espanholas, 2 americanos, 1 canadense, 1 russa, 1 mexicana, 1 austriaca, 1 albanês, 1 italiana e 2 franceses compões a minha simpatica turma.

A minha matéria favorita chama-se Outils de gestion, algo como, « Ferramentas de gestão », por um motivo futil, mas justo, é a unica que não conta com apresentação de seminario. De resto todas as matéria exigem a apresentação de um seminario e um trabalho escrito, o que promete dar um belo trabalho ao longo desse semestre. O primeiro, de responsabilidade internacional, ficou para semana que vem, no qual farei dupla com a simpatica e rara francesinha chamada Emilie, que prometeu me ajudar com o francês.

Publicités
Cet article a été publié dans Faculdade, France. Ajoutez ce permalien à vos favoris.

4 commentaires pour Ma rentrée

  1. Daniel dit :

    Ei, eu sei que eu já disse isso umas 50 vezes, mas eu sinto muito orgulho de vc… parabéns pelo mestrado, eu sei que é difícil, mas eu tb sei que é onde vc gostaria de estar. A parte legal é que vc está junto com as pessoas com currículo impresionante… talvez no fundo vc seja uma pessoa impressionante. A Scieces Po sabe disso, e eu descobri antes dos caras hehehe…

    Te amo pri,

  2. rachel dit :

    que legal hein!??!?!??!

    super nerd minha maninha!!!!

    todos estamos super hiper mega orgulhosos de você

    mas com super hiper mega saudades tbm!!

    te amo muito maninha!!!!!!!

    beijossssss….

  3. Flá=D dit :

    Ei, que legal, Pri! Essa oportunidade de conviver com gente de culturas tão diferentes é muito emocionante.
    Boa sorte com seus trabalhos.
    Beijinho

  4. Léo dit :

    Ainda bem que vc explicou, são duas espanholAS… hehehe. Que bom que os franceses são minoria, não vai ter panelinha. Vai ser muito mais fácil pra vc fazer amizade com eles! Beijo, estou com saudades, menina.

Répondre

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google

Vous commentez à l'aide de votre compte Google. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

Connexion à %s